29 de Outubro - Dia Nacional do Livro
- Matheus
- 28 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Por Matheus

Dia Nacional do Livro
No dia 29 de outubro comemora-se o dia nacional do livro. A data homenageia a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil. Segundo o portal do MEC, a data foi escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, ainda em 1810.
Biblioteca da EEMTI Romeu de Castro Menezes
Na escola Romeu de Castro Menezes há uma biblioteca bastante diversificada, onde encontra-se diversos livros que fazem sucesso entre os adolescentes. Exemplo disso é o Diário de um Banana, que conta com vários títulos e volumes na biblioteca da escola e estão sempre circulando por meio dos empréstimos.
Importância da leitura para os estudantes
A leitura para o estudante é extremamente importante, pois estimula a interpretação de texto, facilitando assim em provas de concursos e olimpíadas.
Outro fator importante para a leitura é o fato de falar bem em público, a pessoa que costuma ler textos, possui uma facilidade maior em falar em público, não mostrando estar nervoso e tendo um domínio de fala maior.
Confira, a seguir, entrevista com a professora Eliana, responsável pela biblioteca do RCM.
Quais são os livros que mais fazem sucesso aqui na biblioteca? Que mais tem saída?
“'Harry Potter'! Geralmente, são mais os livros internacionais, estrangeiros. Infelizmente, não saem muitos livros nacionais. Também tem bastante saída 'Crepúsculo' e 'Diário de Anne Frank'.”
Poderia me falar um livro que a senhora indica para os leitores da escola?
“Eu indico 'O Quinze' da Rachel Queiroz, porque é de uma leitura acessível. Além d'o Quinze' ter uma linguagem acessível porque ele tem 100 anos mais ou menos de escrita, ele não é tão difícil como por exemplo 'Dom Casmurro', 'Iracema', entende? A história não é tão difícil, visto que só tem dois núcleos narrativos.”
O que a senhora tem a dizer sobre os leitores da escola?
“Os leitores que vem aqui são excelentes alunos, a gente percebe que eles se destacam inclusive no próprio Núcleo de Trabalho e Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), você percebe a diferença entre o aluno leitor e o não leitor. (...) Seria interessante os outros alunos virem mais, porque temos crônicas, contos, quadrinhos que são histórias mais curtas para quem não tem o hábito de leitura, mas gostaria de iniciar.”
Comments