top of page

Romeu de Castro Menezes nos Encontros Universitários da UFC

  • Ana Carolina
  • 27 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Bolsistas do laboratório de química participam do XLIII Encontro da Iniciação da Química na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Por Bianca Rodrigues e Ana Carolina

Professor Renato Andrade, aluna Glória Saraiva e professora Aline Teixeira.

BOLSISTAS CNPQ NA EEMTI ROMEU DE CASTRO MENEZES

A professora de química Aline Teixeira, doutoranda da professora drª Judith Feitosa fez a ponte para que o RCM conquistasse bolsas universidade-escola, que promovem o incentivo de programas científicos para os alunos de ensino médio da rede pública do estado do Ceará.

      As bolsas tem o suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPQ), o que possibilita que os bolsistas estudem e pesquisem no Laboratório de Polímeros (LabPol) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, os estudantes envolvidos no projeto são os alunos Francisco  Arthur Vasconcelos e Ana Carolina Cardoso Barros, que estão produzindo hidrogéis com galactomanana e gelatina com e sem as cinzas da casca da castanha do caju para a remoção de corantes sintéticos. Dessa forma, eles desenvolvem pesquisas ao lado dos professores orientadores Aline Teixeira e Renato Martins, também professor de química da escola.

Anteriormente, os estudantes bolsistas Glória Saraiva e Max Levi haviam dado início a pesquisa, mas finalizaram sua participação em julho deste ano.

    “Ser bolsista me proporcionou a oportunidade de aprofundar meus estudos na área que mais me fascina, a química, além de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da monitoria no laboratório do Romeu de Castro Menezes.”

Glória Saraiva, ex-bolsista.


RCM nos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Os Encontros Universitários (EU) 2024, um dos mais destacados eventos de divulgação científica e cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), teve início na quarta-feira (6) e seguiu até sexta-feira (8). As atividades aconteceram no Campus do Pici, em Fortaleza, e também nos campi da UFC em Itapajé e Russas.


Com o tema "Saberes que iluminam", os Encontros Universitários (EU) 2024 reuniu milhares de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação, abordando iniciação científica, extensão, docência, desenvolvimento tecnológico, inovação e atividades artístico-culturais.


A ex-bolsista Gloria Saraiva esteve no evento representando a EEMTI Romeu de Castro Menezes e a área da química da escola. A estudante apresentou a pesquisa que tem o objetivo de reforçar a importância de desenvolver estudos com materiais da biodiversidade brasileira a fim de minimizar os impactos ambientais. Durante apresentação, a aluna focou em apresentar as etapas da pesquisa, que destaca a remoção de corantes sintéticos adotando métodos sustentáveis, como a utilização da casca da castanha do caju.


A apresentação aconteceu no espaço de convivência da UFC, no piso 1, tendo início às 16h. A aluna foi prestigiada por um avaliador e pelos próprios alunos da universidade, que ficaram felizes e surpresos ao verem uma aluna que ainda está no ensino médio já está tendo um conhecimento avançado sobre o assunto.


Segundo a professora Aline Teixeira, orientadora dos bolsistas:

"A participação dos alunos bolsistas PIBIC - EM nos encontros universitários da UFC faz parte do culminância do 1 ano do projeto desenvolvido pelos alunos bolsistas Glória Saraiva e Max Levi em parceria com a UECE/UFC. Através dessa parceria e dos resultados significativos da pesquisa, as bolsas foram renovadas por mais 1 ano, dessa vez, com a colaboração dos alunos Francisco Arthur e Ana Carolina Cardoso."

Aluna Glória Saraiva conta que participar da feira universitária da UFC foi uma experiência inesquecível.

Aluna Glória Saraiva.

"Tive a oportunidade de conhecer diversos projetos de diferentes cursos, o que ampliou minha visão sobre o universo acadêmico. Durante o evento, o medo, a ansiedade e a alegria se misturaram, mas, apesar disso, consegui apresentar todo o projeto em que trabalhei por mais de um ano. Estar em um ambiente tão rico em trocas de experiências e receber o constante incentivo dos universitários me proporcionou uma visão mais clara sobre como é a vida na faculdade. Essa vivência foi, sem dúvidas, um grande passo para o meu crescimento pessoal e acadêmico."


Comentários


bottom of page