top of page

Entrevista com Cacique Roberto Ytaysaba

  • Foto do escritor: Batista
    Batista
  • 19 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Neste dia 19 de abril, dia dos povos indígenas, o Jornal RCM divulga entrevista realizada com Cacique do povo Anacé

Por Batista | 19 de abril de 2024

Imagem: redes sociais

O povo Anacé tradicionalmente habita municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente situados em São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Nosso redator Batista foi ao encontro do Caciquer Roberto Ytaysaba para gravar a entrevista que você confere a seguir.


Batista (Jornal RCM): Roberto, você pode falar um pouco sobre a sua comunidade?


Roberto (tribo Anacé): O povo indígena é um povo que veio das outras carebens, percorreu praticamente todo o Brasil e se situa-se dentro do território do Ceará. No entorno do Ceará havia muitos Anacé, o maior povo do Estado do Ceará, por isso foi tão difícil também colonizar Ceará, ele foi o último a ser colonizado. Somos da linha da linha do clã Tabuia diferente de outros que são do plantar o Tupi.

O povo Anacé denomina "retoar", a retomada linguística. Porque "toantes são as músicas dos encantados. O território Anacé é nosso documento linguístico. O mar, o balanço das folhas o canto dos pássaros e os encantados fazem retoar nossa língua ancestral.
Cacique Roberto Ytayçaba

Batista (Jornal RCM): Apesar dos estudos e todo o debate sobre as questões indígenas, ainda há dificuldades enfrentadas por esses povos. Você poderia mencionar quais são elas?


Roberto (tribo Anacé): As dificuldades são muitas, né. Principalmente quando se diz que e Anacé chega em repartições sendo discriminado. (...) Hoje a gente luta por políticas públicas para trazer para dentro da escola e é muito difícil tanto para a escola quanto para a comunidade. A gente tem o exemplo do asfalto que foi feito em toda Jaguara: foi uma luta do movimento indígena não só para os indígenas, mas para todos que moram na região.

Também existem as dificuldades com relação à questão financeira. Nós não temos apoio de União Europeia de alguns grupos que apoia outros indígenas. (...) é uma dificuldade a gente buscar por direitos e mesmo outros povos nos negam esses direitos.


Batista (Jornal RCM): De que forma as pessoas podem ajudar na valorização da cultura indígena considerando a diversidade de povos no Ceará?


Roberto (tribo Anacé): As pessoas podem ajudar a nossa cultura fazendo isso que você está fazendo pesquisas, trabalhos, trazendo a escola para visitar, chamando os indígenas para escola e sobretudo alguns relatos acadêmicos também. Tudo isso é importante para fortificar a história e cultura do povo Anacé.


Acesse o link para saber mais:

Comments


bottom of page