top of page

[Livro] Homofobia no Ambiente Educacional: O Silêncio Está Gritando

  • Foto do escritor: Ana Lívia
    Ana Lívia
  • 5 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de fev. de 2024

Escrito pelo autor Tonis Reis o livro "Homofobia no Ambiente Educacional: O Silêncio Está Gritando", publicado em 2015, permanece importante em um mundo onde a diversidade e a inclusão são valores essenciais para uma sociedade mais inclusiva.

Por Ana Lívia

O livro "Homofobia no Ambiente Educacional: O Silêncio Está Gritando" é uma obra que se aprofunda na problematização da homofobia nas escolas, apresentando um estudo perspicaz e muitas vezes perturbador desse tema. Escrito pelo autor Tonis Reis o livro "Homofobia no Ambiente Educacional: O Silêncio Está Gritando", publicado em 2015, permanece importante em um mundo onde a diversidade e a inclusão são valores essenciais para uma sociedade mais inclusiva.

A tese central do autor é que a homofobia continua de forma enraizada no ambiente educacional, afetando negativamente não apenas estudantes LGBTQIA+, mas também criando um ambiente hostil para todos. O autor argumenta de forma convincente, apoiando suas afirmações com dados, relatos de estudantes e profissionais da educação, e exemplos que ilustram a extensão da homofobia nas escolas.


Um dos principais focos do livro é a forma com que o autor aborda o tema. Ele não apenas descreve os problemas, mas também explora as raízes da homofobia, examinando como as instituições educacionais contribuem para a reprodução desse comportamento problemático. Alguns leitores podem achar esse livro um pouco pesado.


Na EEMTI Romeu de Castro Menezes a temática foi debatida por um grupo de pesquisadores do 1º ano A, em evento de apresentação dos pré-projetos da disciplina de NTPPS.


A pesquisa intitulada "O IMPACTO DA HOMOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR”, segundo o grupo, busca ajudar na luta contra a homofobia dentro da escola. Ao meu ver, o tema é de de grande relevância já que ao combatermos isso, podemos ajudar a criar uma comunidade escolar onde haja mais respeito. A equipe tem feito um papel importante na conscientização sobre o tema. Seus esforços são fundamentais para promover a inclusão e criar um lugar onde todos se sintam mais seguros e acolhidos.


Os impactos da homofobia no ambiente escolar são profundamente preocupantes, pois como observado no trabalho de NTPPS, ele pode causar: ansiedade, depressão e, em casos mais sérios, suicídio. Estudantes LGBTQIA+ diariamente enfrentam discriminação, bullying e isolamento, o que pode resultar em sérios danos emocionais além de baixo rendimento na escola. A homofobia não afeta apenas as vítimas diretas, mas também cria um clima tóxico que prejudica a educação como um todo.


Nesse sentido, "Homofobia no Ambiente Educacional: O Silêncio Está Gritando" é uma leitura obrigatória para todos que se preocupam com a inclusão do aluno LGBTQIA+ e a igualdade não só nas escolas como também fora delas. Afinal, a educação prepara todos para o exercício da cidadania, isso inclui a igualdade, a justiça e o respeito.


Embora possa ser um livro desafiador devido o estudo aprofundado sobre o tema, ele oferece uma visão importante sobre a homofobia no ambiente educacional. O trabalho do NTPPS é um exemplo inspirador de como as organizações podem fazer a diferença nessa luta crucial e da maneira que nós como alunos, também podemos contribuir.


Comments


bottom of page