Nordeste vs Eixo
- Colaborador externo
- 6 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de fev. de 2024
Uma breve reflexão sobre o tratamento dado a times nordestinos
Por Luiz Rauan
No futebol brasileiro sempre houve grandes clubes tais como Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro, entre outro. Todos eles têm suas histórias e jogadores, mas eles têm uma coisa em comum: A mídia do Eixo.
A mídia do Eixo são programas esportivos do sul e sudeste que comentam, fazem reportagens, entrevistas e informações sobre tal clube da sua região, como a ESPN, por exemplo. Vamos combinar que desde sempre as mídias do eixo sempre tiveram seus "favoritinhos" principalmente quando seus times iriam jogar contra um clube nordestino, por exemplo, a final da copa de 2008 entre Sport e Corinthians.
A maior parte da mídia do eixo já dava o clube paulista como campeão e até demonstrava desrespeito ao Sport que era nordestino, e, no fim, o Sport foi campeão. Na maioria das vezes, quando um clube nordestino vence algum clube do eixo a mídia de lá não reconhece o mérito do clube nordestino alegando que o nordeste só tem clubes pequenos e de pouca expressão até usando expressões como: "foi o gramado", "estava desfalcado", "o técnico é ruim".
Sendo assim, as mídias de lá deveriam deixar o preconceito de lado e reconhecer que existem clubes nordestinos ficando fortes. Um exemplo recente é o Fortaleza, que em 2021 foi para a Libertadores da América pelos pontos corridos na série A, mas algumas mídias nem ligaram e nem comentavam pelo simples fato do Fortaleza ser um clube nordestino. Hoje em dia o Fortaleza já conquistou o respeito da mídia de lá, ainda que não precisamos da validação dessa mídia para sabermos que temos times verdadeiramente bons aqui.
Comments