NTPPS NA EEMTI ROMEU DE CASTRO MENEZES
- Yohanna Calixto

- 5 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de fev. de 2024
Nas semanas dos dias 05 a 11 de outubro os 1° anos apresentam seus trabalhos científicos para a comunidade escolar
Por Rosana Cândido
O NTPPS é uma disciplina curricular da escola Romeu de Castro Menezes com a finalidade de desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos através de pesquisas que auxiliam no protagonismo estudantil. No mês de setembro e início de outubro ocorreram as apresentações dos pré projetos das equipes de 1° e 2° anos.
Na EEMTI Romeu de Castro Menezes, foram realizadas no início de outubro as apresentações dos pré-projetos de NTPPS dos 1° anos para a banca de professores. O NTPPS é uma disciplina da base curricular, que tem a finalidade de incentivar e auxiliar os estudantes a explorarem seus conhecimentos e habilidades relacionadas a pesquisas e investigações em diferentes aspectos e temáticas.
Conversamos com um dos alunos envolvidos no evento, confira:
"Ao meu ver, esse método de ensino é importante para nós estudantes, pois, colabora diretamente no nosso aprendizado, que futuramente será sustentado uma base de conhecimento em projetos que demandam mais dedicação. No entanto, esse plano tem seus pontos negativos, como por exemplo, a pressão escolar que os alunos da nossa escola vivenciam. Essa cobrança excessiva relacionada ao desempenho estudantil pode afetar na saúde mental dos jovens. Tendo em vista esse problema recorrente, é necessário que a relação entre o professor co-orientador com os alunos possa passar uma orientação objetiva e clara sobre o que é o trabalho em equipe, de forma que todos os integrantes possam se unir e se apoiar nas atividades propostas pela disciplina."
Confira a entrevista com a professora de história Janaína Nascimento, responsável por orientar os 1° anos para a banca de NTPPS

(Rosana) Como está sendo sua experiência com os primeiros anos em NTPPS? As apresentações e pesquisas supriram suas expectativas?’
Sim, supriram as expectativas. Tem sempre aquelas turmas que se destacam mais, tem aqueles alunos que são mais dedicados e aí a pesquisa flui de uma forma bem natural. Há outros que têm mais dificuldade e aí as apresentações deixam um pouco a desejar, mas no todo é uma experiência muito bacana, porque é o primeiro contato que eles têm com a pesquisa, é a primeira vez que eles estão vendo, então não sabem nada sobre pesquisa.
Quando os alunos começam a descobrir que a pesquisa é feita daquela forma, de que tem regras a serem seguidas é que vai despertando curiosidade em investigar ainda mais, aí torna um trabalho mais bacana.
(Rosana) Há algum grupo específico dos 1º anos que tenha lhe chamado atenção de alguma forma?
As temáticas que foram escolhidas esse ano, por eles mesmos, foram temáticas assim, que dão pra gente ver o mundo. Tem três equipes que tiveram temáticas assim, que me despertou bastante, uma foi a questão da homofobia, do 1° A, a outra foi a questão da utilização inadequada dos aparelhos celulares, que também foi do 1° A e a outra foi uma temática também que eu gostei bastante, que fala sobre a questão da ausência dos pais, que foi do 1°D. Essas três equipes elas se destacaram nas temáticas e foram muito bem abordadas.
Entrevista com aluno pesquisador do 1°ano A, Yegor Rodrigues:
(Rosana) Como está sendo a experiência de vocês em NTPPS? Vocês estão fazendo um trabalho colaborativo?
(Yegor) Eu sou um dos integrantes da equipe de NTPPS apresentou sobre os impactos dentro do ambiente escolar. Nossa esquipe percebeu que ainda não é um tema tão abordado assim e que seria muito legal outras pessoas que também não sejam do meio, da comunidade, terem acesso aos impactos da temática no ambiente escolar, como evasão escolar, depressão, entre outros. A experiência com esquipe no trabalho de NTPPS tá sendo muito legal, cansativa, divertida ao mesmo tempo e é algo que a gente tá levando pra vida, até porque pretendemos levar essa pesquisa para a faculdade. É, sim, algo novo pra gente, porque ano passado não tínhamos tanto conhecimento sobre pesquisa científica então tá sendo algo muito inovador. Isso porque em nossa escola anterior não contava com uma disciplina desse tipo no currículo então tá sendo diferente, desafiador.
(Rosana) O que vocês aprenderam com o trabalho?
(Yegor) Aprendemos bastante coisa, não só envolvendo o tema, mas também como a gente pode fazer uma pesquisa de campo, questionários, tivemos aulas de como podemos melhorar nosso artigo científico e caderno de campo. É algo muito inovador e fora a pesquisa em si, estamos aprendendo a perder a vergonha de falar em público (...) quando a gente for apresentar a pesquisa pronta na feira de NTPPS no final do ano estaremos preparados, também, para receber as críticas, tanto positivas, quanto negativas.
Clique no link abaixo para acessar a resenha crítica escrita por Ana Lívia sobre um dos trabalhos de NTTPS que ganhou destaque durante as apresentações dos pré-projetos







Comentários