top of page

Reflexões sobre o Dia da Amazônia

  • Maria Eduarda
  • 10 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Comemorado no dia 5 de setembro, o dia da Amazônia foi criado para homenagear a maior floresta tropical do mundo.

Por Maria Eduarda

O 5 de setembro, dia da Amazônia, não apenas celebra a grandiosidade e a heterogeneidade biológica da floresta brasileira, mas também nos convida a refletir sobre as dificuldades que ela enfrenta, causando grandes desastres ambientais e a fazendo  perder o equilíbrio que é crucial para o ecossistema global.


A importância da Amazônia para o mundo


Já tendo sido conhecida como o “Pulmão do mundo” , a Amazônia dispõe de cerca de 50% da diversidade biológica mundial. A floresta é cenário da maior bacia hidrográfica do mundo, sua mata é rica em plantas medicinais estudadas e não estudadas.


Com grande diversidade de espécies animais espalhadas pela enorme floresta, a citada, garante as chuvas para a maior parte da América do sul, combatendo o aquecimento global e as mudanças na nossa atmosfera.


Os maiores problemas que a Amazônia encontra


Mesmo sendo um tema já tão comentado, o desmatamento na Amazônia é um dos maiores problemas, mesmo que ainda aconteça essa forma de crime, uma boa notícia é que o desmatamento vem diminuindo ao longo dos anos, mesmo que ainda esteja em um nível de alerta.


Outro tema alarmante que deveríamos citar, são as queimadas. Amazonas e Pará registraram em 2024 51,6% de taxas de incêndios causados de 1 de janeiro a 18 de agosto. Que nos mostra que mesmo a nossa floresta sendo importantíssima para a sobrevivência da humanidade, ainda a tratamos o assunto de forma leviana e sem muita importância.


O que podemos fazer para ajudar?


Ajudar é mais simples do que você pensa, acontece que as pessoas estão mais acostumadas a ignorar coisas que deveriam ser básicas a serem feitas. Boas formas de ajudar é achar um meio mais sustentável de energia, nem todos conseguem, mas investir em energia solar é uma ótima saída. Ao fazer as compras de móveis, leve em consideração marcas que usam madeiras de reflorestamento, evitar o plástico é algo fundamental nessa situação. Consegue perceber que não são coisas tão difíceis, no fim, cabe a você preservar essa nossa floresta rica de vida e diversidade.



 
 
 

Comments


bottom of page