top of page

Romeu de Castro Menezes no Ceará Científico

  • Beatriz Rodrigues
  • 10 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

No dia 08 de outubro três equipes de alunos da escola EEMTI Romeu de Castro Menezes se apresentaram no Ceará Científico.

Por Beatriz Rodrigues

Os alunos do RCM desenvolveram seus projetos com base no tema norteador: “Mulheres e Ciências: Caminhos para a Equidade de Gênero”. As equipes que passaram para Etapa Regional foram:

  • O protagonismo feminino na ciência de polímeros no Ceará: produção de hidrogéis com galactomanana e gelatina com e sem cinzas de casca da castanha de cajú para remoção de corantes sintéticos.

  • A falta de proteção e acolhimento em relação às mulheres no bairro do Nova Metrópole.

  • Dificuldades de inserção e permanência das mulheres nas áreas de ciências, engenharias, matemática e tecnologia: a etapa escolar como fator determinante de inserção na área.


Os estudantes envolvidos nos projetos foram: Glória Saraiva, do 3°D, e Ana Carolina, do 2°C, com sua professora orientadora Aline Teixeira; Lara Bianca e Maria Eduarda, do 2°D, com seu professor orientador Renato Martins; e Kauã Farias, do 1°C, e Yasmim Kathlyn, 1°B, com o professor orientador Robson Slaiter. 


Confira a entrevista com a aluna Ana Carolina, do 2°C, sobre sua experiência no Ceará Científico:


Beatriz: Como foi sua experiência no Ceará científico?

Ana Carolina: Apesar da ansiedade que se mistura com felicidade, a experiência de poder participar do Ceará Científico é uma das melhores. Saber que o seu projeto passou pelo menos no início é de deixar qualquer um alegre, porque é através desse evento, e de outros também, que se desperta no aluno a curiosidade sobre o mundo científico.


Beatriz: Durante a sua apresentação se sentiu nervosa ou com medo? 

Ana Carolina: Me senti muito nervosa um dia antes e com bastante medo de esquecer tudo que havia aprendido, mas quando chegou o dia acho que eu estava tão empolgada para apresentar que todo o nervosismo sumiu e deu tudo certo.


Beatriz: Você pretende se aprofundar mais nesse ramo como começo na química?

Ana Carolina: Futuramente eu pretendo conhecer mais esse mundo da ciência, não só na química, mas em também tudo que a Ciências da Natureza pode ofertar. É incrível quando você começa a conhecer mais sobre e, por isso, quero continuar aprendendo.


Comentarios


bottom of page