A perseguição às poéticas negras no Brasil
- Maria Eduarda Sousa
- 6 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de fev.
Precisamos debater sobre o preconceito contra as artes urbanas negras
Por Maria Eduarda Sousa
A lei áurea, oficialmente lei n°3.353 de 13 de maio de 1888, consistiu em um documento legal que aboliu o fim da escravidão no Brasil, sendo um marco significativo em nosso país. Porém, nenhum dos ex-escravizados receberam algum suporte do governo, vivendo em situações de extrema vulnerabilidade, essas pessoas tiveram que encontrar um ambiente para criar suas raízes, história e cultura de forma independente nas periferias.
Sendo assim, para se entender a arte brasileira é necessário lembrar que a estética negra tem forte participação e influência, além de ser usada como uma ferramenta para combater o preconceito racial inseridos no atual contexto social. Portanto, percebe-se que essas expressões artísticas são vistas em grafites e no movimento do hip-hop.
No entanto, existe uma certa marginalização em relação a essas manifestações e um dos principais motivos é o racismo estrutural, que impacta muito em nossa sociedade. Este é um problema que, infelizmente, acompanha a história brasileira há décadas. A reflexão que fica é:
Por que as artes dentro de museus são mais valorizadas do que as de rua?
Commentaires