A queda do X (antigo Twitter)
- Carlos Henrique
- 16 de set. de 2024
- 2 min de leitura
SOBRE A PLATAFORMA
O twitter (x), é uma plataforma de comunicação e um dos principais meios de informação da internet, onde os usuários postam coisas como por exemplo pensamentos, idéias, artes, opiniões etc.
A plataforma foi criada em 21 de março de 2006 e comprada pelo o bilionário Elon Musk em 2022. Atualmente, a rede social está bloqueada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, Alexandre de Moraes, que ordenou que Elon Musk nomeasse um representante legal no Brasil, para garantir que a plataforma cumprisse as leis brasileiras.
O empresário criticou publicamente a tomada de decisão que Alexandre de Moraes teve, alegando que representava uma ameaça à liberdade de expressão. Além do Brasil, o twitter (x) também é banido em outros países como China, Irã e Coreia do Norte.
Antes de ser derrubado, Elon musk fez posts criticando o ministro e seu modo de governar, algumas críticas como Alexandre não apoiar a liberdade de expressão e ser a favor da censura, juntamente de muitos posts se referindo a Alexandre de Moraes como senador Voldemort ou Sith, onde até mesmo aparecem montagens do próprio. Além do banimento, Alexandre de Moraes também fala que quem utilizasse o X, pagaria uma multa de até $50mil reais. Com isso, o bilionário em suas últimas postagens, aconselhava a não investir no Brasil, pelo menos não agora, com esse comentário o Brasil pode perder grande parte de seus investidores de fora.
Segundo o site Money Times, o primeiro semestre de 2024 foi de grande prejuízo para nós brasileiros, já que tivemos uma forte saída de capital estrangeiro da bolsa brasileira, alguns fatores que podem melhorar essa situação seria a queda de juros dos EUA. Mas, mesmo sem o twitter (x) os brasileiros vêm á recorrer a outras redes sociais como o blue sky.
Nota
Na última quinta-feira (12/09), o Supremo Tribunal Federal fez um comunicado pelo Banco Citibank S.A e Itaú Unibanco S.A, sobre a transferência do pagamento de multa aplicada sobre o X, para o banco da União do Banco do Brasil, onde a conta da Starlink foi liberada.
Hoje (18/09) o twitter (x) voltou a funcionar, mesmo com oscilações, o que fez os usuários comemorarem. Contudo, ainda é de se estranhar já que ainda não foi noticiado oficialmente um representante para a rede social, que era o pedido de Alexandre de Moraes. A rede social está retornando em diversas provedoras do país, dá a entender que não foi um erro de administração e sim algo proposital.
Comments