top of page

Arte urbana na Romeu de Castro Menezes

  • Beatriz Rodrigues
  • 27 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de fev.

Alunos espalham sua arte nos muros da escola

Por Bianca Rodrigues e Beatriz Rodrigues


O grafite é uma arte que surgiu em Nova York no ano de 1970 e ficou popularmente ligada ao hip-hop.  Ele é muito utilizado para fazer críticas sociais, políticas ou econômicas.


Alguns alunos artistas da Romeu de Castro Menezes, já com domínio dessa arte, mostraram o seu talento ao embelezar a quadra da escola. Os alunos responsáveis foram a Ana Karine, do 3°A, e Rafael, do 3°B. A equipe Jornal RCM conversou com os estudantes para entender mais sobre seus trabalhos artísticos.


Entrevista com Ana Karine 3°A

Artista Ana Karine
Artista Ana Karine
Arte de Ana Karine nos muros da Romeu de Castro Menezes
Arte de Ana Karine nos muros da Romeu de Castro Menezes

Bianca: Karine, como surgiu a ideia de grafitar os muros da quadra da escola?


Ana Karine: Sempre gostei de grafitar, então quis deixar de lembrança para escola minha arte, quis deixar a minha arte onde me expresso pra divulgar o meu trabalho, mostrar meu talento no grafite.


Bianca: Qual foi a sua inspiração para fazer essa arte em específico?


Ana Karine: Coloquei meu fone, escutando Charlie Brown Jr. e o desenho veio na minha mente (...) fui criando e misturando as cores, pegando referências e criando minha própria identidade.


Entrevista com Rafael 3º B

Beatriz: Qual foi o seu principal objetivo ao fazer os grafites na escola Romeu de Castro Menezes?


Rafael: O meu principal objetivo foi deixar algo meu na escola, deixar algo de mim que as pessoas possam ver nos próximos anos e admirar, e fazer com que mais pessoas se interessem pelo grafite de rua, pois muita gente tem vontade de fazer, mas não tem o apoio e nem o material necessário.


Beatriz: Como o grafite de rua pode impactar positivamente uma comunidade? 


Rafael: Além de deixar a paisagem urbana mais agradável, faz as crianças e jovens que ingressarem no grafite de rua se afastar das coisas ruins que a rua proporciona. É melhor que tenha mais tinta na parede do que criança se envolvendo em coisa errada.


Beatriz: E a nossa última pergunta Rafael, pra você, qual é a importância do grafite de rua como forma de expressão artística?


Rafael: Dependendo do seu tipo de trabalho, você pode passar seu tipo de pensamento ou então uma corrente de imaginação através da arte (...) fazendo as pessoas refletirem com problemas sérios da sociedade


Comments


bottom of page