top of page

[Curta de animação] Hair love

  • Foto do escritor: Maria Gabrielly
    Maria Gabrielly
  • 6 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de fev.

A animação fala sobre a aceitação do cabelo negro, natural e crespo durante a infância de Zuri.

Por Maria Gabrielly e Maria Eduarda Sousa


“Hair Love”, vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação em 2020, dirigido por Matthew A. Cherry e Bruce W. Smith, produzido pela Sony Pictures Animation, estreou nos EUA em 14 de agosto de 2019. O curta mostra um pequeno retrato da ausência da mãe de Zuri e a missão do pai de conseguir realizar pela primeira vez, o penteado perfeito na filha seguindo os tutoriais da mãe de Zuri, que está hospitalizada para tratamento de câncer.


A animação de mais ou menos 5 minutos aborda a aceitação do cabelo negro, natural e crespo durante a infância de Zuri. Muitas meninas e meninos com cabelo crespo sofrem diariamente com a aceitação do próprio cabelo, muitos enfrentam preconceito no ambiente escolar, no trabalho e da própria família, acabando cedendo aos padrões de beleza impostos pela sociedade.


O curta pode despertar, transformar a paternidade e a autoconfiança em crianças, adolescentes e adultos com a aparência, como acontece com a mãe de Zuri. Em resumo, a animação busca uma maior representatividade do cabelo crespo no mundo da animação. No discurso de aceitação do Oscar, Matthew diz que este curta “nasceu de querer ver mais representação na animação” e também “de querer normalizar o cabelo das pessoas negras”.



Sendo assim, é muito importante para jovens e crianças negras ter uma figura que as incentivem a conhecer suas raízes e ressignificar seus olhares em relação a sua cultura visto que, atualmente, nota-se que a mídia ainda está em desenvolvimento em relação a esse aspecto.


A temática abordada nesta obra cinematográfica gera um interesse no telespectador e apesar de ser um assunto de grande seriedade, é transmitido de forma leve e animada para o público.


Confira o curta a seguir:





Comentários


bottom of page