OBFEP - Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
- Maria Clara Uchoa
- 10 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2024
No dia 20 de agosto 35 alunos da Romeu de Castro Menezes participam da prova
Por Maria Clara Santos Uchoa
O QUE É?
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto de iniciação científica, realizado pela Sociedade Brasileira de Física com apoio da CNPq, com intuito de influenciar e introduzir alunos de escolas não privadas, do 9° ano do fundamental até o 4° ano técnico ao mundo das ciências. A OBFEP desempenha um papel crucial na descoberta e no desenvolvimento de talentos em física, incentivando jovens a se envolverem mais profundamente com as ciências exatas desde cedo.
BENEFÍCIOS OBFEP
Num país marcado por desigualdades socioeconômicas, a OBFEP se destaca ao oferecer oportunidades de aprendizado e reconhecimento a estudantes que, muitas vezes, têm acesso limitado a recursos e estímulos científicos. Ao participar da olimpíada, os alunos não só enfrentam desafios intelectuais que ampliam seus conhecimentos, mas também ganham confiança e inspiração para buscar carreiras em áreas científicas, muitas vezes inacessíveis para eles.
IMPACTO DO PROJETO NA ESCOLA
Além disso, esse projeto tem um impacto positivo sobre a qualidade do ensino nas escolas públicas. Professores que se envolvem no preparo de seus alunos para a competição têm a chance de aprimorar suas próprias práticas pedagógicas, integrando novas metodologias de ensino que tornam as aulas de física mais dinâmicas e envolventes. Isso contribui para uma melhoria no ensino da disciplina como um todo.
No Romeu de Castro Menezes, o professor Pedro, de física, lecionou uma eletiva para preparação dessa olimpíada e outras, no primeiro e segundo bimestre, para estudantes de 2° ano. A aplicação da prova ocorreu no dia 20 de agosto, com a participação de 35 alunos, durante o horário da manhã.
Para mais informações, acesse: https://www.sbfisica.org.br/~obfep/calendario-2024/
Comentários